quinta-feira, outubro 11, 2012

Jensen Ackles fala sobre Dean e Sam e a 8ª Temporada – TorontoCon

 Jensen Ackles na Convenção de Toronto
8 de outubro de 2012
O M&G de Jensen Ackles começou um pouco estranho. Por alguma razão, eles montam duas altas cadeiras para Jensen em vez do habitual. Jensen entrou, levantou uma sobrancelha, em seguida, tentou copiar ambas, muito para a diversão dos fãs reunidos. Ele, então, desistiu e zombou.
Jensen: Umm, Eu não estou tão "gordo" assim!
Fãs: Ummm, não... De onde estávamos sentados, tudo parece muito perfeito.
Depois de retirar uma cadeira, ele começou o Perguntas & Respostas com uma história.
Jensen: Então, Jared e eu somos conhecidos por tomarmos alguns coquetéis quando temos tempo. Nós tomamos um ontem à noite – fomos a este lugar porque soubemos de um coquetel que eles fazem lá, e custa 45 dólares, cada bebida. Jared e eu somos do tipo, temos que ir ver sobre o que isto! Então, depois de jantar no Boca, um restaurante italiano, fomos lá e fomos no bar e falamos, OK, do que se trata? E o cara falou, é incrível. E nós dissemos, sério? 45 dólares? Então pedimos dois deles, e não sabemos... (risos). Então, leva uns dez minutos para se preparar - e é como um vermute Manhattan, e bourbon e licores, mas é a entrada deles que é diferente, eles têm todos esses outros ingredientes que eles colocam nessa bebida. Aquilo surge e está em um pedestal de ferro - com uma jarra de vidro em cima dela, então a coisa toda fica deste tamanho fora do balcão.
(Nessa hora Jensen pula para demonstrar que ele está enlouquecendo dois metros de altura ou algo assim - Quem pode dizer alguma coisa quando se está assistindo Jensen pulando na sua frente?)
Jensen: E o frasco de vidro está completamente cheio de fumaça. Existem lascas de nogueira dentro que se pode fumar - o coquetel está em cima dessa cama de madeira que está enchendo este frasco e defumando até a bebida. Então, o bar inteiro cheirava a uma fogueira. Tinha quatro senhoras na outra extremidade do bar sufocando - e levamos o frasco para fora e é como David Copperfield, com toda a fumaça. E vou dizer que foi provavelmente a melhor bebida que já bebi. Embora não saiba se valeu a pena os 45 dólares! Enfim, eu tinha que contar sobre isso para alguém.
Fãs: Sinta-se livre para nos contar tudo…
Jensen: Alguma pergunta?
Lynn: (que estava quase pulando do seu assento morrendo de vontade de perguntar...) Os fãs ficaram um tanto quanto surpresos que Sam não procurou um pouco mais por Dean - e parecia que você representou Dean como se ele também tivesse ficado meio magoado e ofendido. Qual é sua opinião - como Dean está lidando com isso?
Jensen: Ele não está, e você vai vê-lo lutar. Ele vai se desdobrar nos próximos episódios, vamos começar a mostrar isso, dando ao público uma visão mais profunda sobre o que aconteceu com Sam e o que aconteceu com Dean quando eles foram separados, através de flashbacks. Ele começa meio que mostrando o que estava fazendo, mas ele realmente não explica o porquê, e acho que vai ser uma grande coisa que será revelada eventualmente. E eles lutam sobre isso. Dean está muito aborrecido com isso. Ele pensa, “como diabos você passou um ano e não tentou me encontrar?”
Lynn: (praticamente pulando da cadeira) Sim! Exatamente.
Jensen: Então, nós estamos filmando o episódio 8 e ainda não foi totalmente revelado, e isso é adicionado a sua luta, entre outras lutas que eles estão passando. Benny é um deles.
Lynn: Oooh, grande personagem!
Jensen: Benny é um grande personagem, e você verá mais de Ty nos próximos episódios. Ele é um grande ator, ele instantaneamente tornou-se parte da família. Mas a relação que Benny e Dean forjaram no Purgatório se tornou agora um filé, e Sam não entende o porquê.  É sempre muito cortado e árido para Dean, preto e branco. Então, você vai ver essa luta, tanto Dean lutando com isso, e também Sam dizendo ‘olha cara, se você não tirá-lo, talvez eu o faça.’ E Dean não quer isso. Ele protegeu Benny e Benny protegeu Dean, e há algumas falas realmente difíceis que Dean diz sobre esta situação.
Lynn: Parece suculento.
Jensen: (sorri) É.
Fã: Então como foi dirigir outra vez?
Jensen: Parece ser cada vez mais difícil e acho que talvez seja porque a ignorância da primeira vez é uma felicidade. Quanto mais faço isso, mais eu entendo, mais eu sei, tenho mais coisas para pensar. Não é como se eu acabasse de sacar para o primeiro que aparecesse, eu sabia o que estava fazendo, mas há tantas complexidades para dirigir. Realmente é uma forma de arte e encontrar o valor artístico nisso é único para todos. Eu ainda estou descobrindo isso, ao contrário do que fiz como uma fórmula que usei no passado. Quanto mais eu faço isso, mais eu percebo que há muito entre as falas, aumentando a complexidade.
Fã: Então você está desenvolvendo estilo próprio?
Jensen: Com certeza! É o mesmo como quando comecei a atuar. Eu sabia que eu deveria memorizar as falas e vendê-las para a câmera. E quanto mais eu fazia isso, mais eu percebia que era também o que estava acontecendo entre as falas, o momento em que eu não estava falando é importante.
Fã: Então você vai fazer outra vez?
Jensen: Sim – se eles me deixarem. Eu sempre digo, se eles me deixarem.
Fã: Na última convenção, alguém perguntou se Dean fosse uma pessoa real, se você se daria bem com ele. E eu não sei se você estava brincando, mas você disse que não.
Jensen: (Supostamente sério) eu estava brincando.
Fãs: (estão rindo e possivelmente aliviados)
Jensen: Porque eu acho que eu ia me dar bem com Dean. Ele me lembra não um amigo em particular, mas alguns amigos que tenho na minha vida e que eu amo. Acho que fiz Dean de um conjunto de pessoas que eu conheço. E então ele apenas meio que decolou com uma vida própria. Acho que nós seríamos amigos, quer dizer, o cara dirige um carro impressionante... O irmão dele é um pouco estranho, mas...
Fã: O que é mais atraente no Dean?
Outros fãs: (silêncio) Ah, vamos enumerar, não é? Oh, espere, avaliar aqui, não é?
Fã: Sua jaqueta de couro?
Jensen: Não mais! A primeira foi roubada e a segunda foi batida para o Inferno no Purgatório. Acho que Dean seguiu em frente. Mas digo que a sua lealdade é uma das maiores coisas que Dean tem que ele não consegue se livrar, não importa o que aconteça. Qualquer coisa que ele esteja passando, há um senso de lealdade. Certo ou errado, ele será leal às pessoas as quais ele prometeu. E acho que isso é uma qualidade admirável. Mas eu também gosto que ele é imperfeito, gosto mais dele porque ele não é perfeito. Ele pode ser um idiota, ele pode ser sem visão e cabeça-dura. As pessoas não são perfeitas e ter um personagem perfeito não faz sentido. Eu sempre gravitei em torno de personagens imperfeitos, os heróis relutantes.
Fãs: *estão concordando*
Fã: Quando viu pela primeira vez o roteiro de Supernatural, o que você achou? Alguma vez você imaginou que seria um sucesso como é agora?
Jensen: Eu sabia que era especial. Lembro-me de ler e pensar, isso tem chance de ser bem sucedido. Originalmente, tive que ler para Sam porque eles queriam lançar Sam primeiro, ele seria o ponto focal, o Luke Skywalker de caráter, de modo que eles queriam lançá-lo primeiro antes do Dean. E depois de ler o roteiro, eu imediatamente gravitei para Dean. Espero que minha fita de vídeo da leitura para Sam nunca saia - está por ai, em algum lugar.
Fãs: (silenciosamente) Anotação pessoal: vasculhar o Youtube.
Jensen: Mas assim que eu li para Kripke e David Nutter, eu perguntei se poderia ler para Dean, e David disse que foi muito engraçado, porque enquanto eu estava lendo para Sam, Eric se inclinou e falou sussurrando, ele seria um Dean melhor. Então, eu nunca sequer li para Dean até o teste final, que é a última etapa do processo de audição. Eles te conduzem para as pessoas na rede, em uma sala de duas vezes o tamanho desta com 30 executivos e você faz um teste para eles. Jared e eu éramos os únicos atores naquele dia - geralmente há cerca de 10 – eu li Dean, ele leu Sam, eles nos mandaram para fora da sala, conversaram por cerca de cinco minutos, depois nos trouxeram de volta e foi tipo, (aplausos) parabéns!  Então, inicialmente, eu percebi que a relação entre os irmãos é o ponto crucial do show, a qual tudo girava em torno. Eu sabia que se essa relação desse certo na frente das câmeras, o show iria funcionar.
Fãs: E caramba, você estava certo!
Em seguida, foi uma pergunta quente que todos nós já nos perguntamos quando assistimos SPN.
Fã: Como você faz aquela lágrima perfeita?
Jensen: A OPT?
Fãs: (estão impressionados com seu conhecimento do jargão dos fãs)
Jensen: Não sei... Eu gostaria que tivesse um botão, mas não tem. É uma lágrima honesta, quando estou fazendo cenas como essa, eu estou dentro delas, estou usando a emoção real tanto quanto eu possa reunir. Estou pensando na situação a qual Dean está e me coloco nessa situação. Eu trato isso como realidade quando eles gritam "ação", e por isso torna-se fácil para obter a emoção. É estranho, porque por muito tempo eu nunca pude fazer isso na frente da câmera. Eu acho que descobri o truque - sabe, quando você está prestes a chorar, seu rosto se aquece, sua frequência cardíaca sobe, seu corpo começa a reagir a esta emoção que vai te fazer chorar. E seu cérebro sabe que não é real, mas o seu corpo está reagindo a emoção real. Lembro-me sempre que havia uma cena que pensei que eu precisava chorar, ter essa sensação e pensei, vamos lá, apenas uma lágrima! E não deu certo. E eu me lembro de  uma vez que comecei a ficar muito emotivo durante uma cena em que eu não queria chorar, e eu tentei não chorar, e boom!
Jensen simula chorar. As fãs explodem.
Jensen: Então acho que é uma daquelas coisas que, quando você começa emocional, você tenta segurá-la e você não pode - é assim que acontece. Não sei se alguma coisa daquilo fazia sentido.
Fãs: Na verdade, fazia total sentido.
Jensen: Às vezes quando tenho uma cena emotiva realmente pesada, quando há lágrimas descendo no meu rosto e eles gritam "corta", eu tenho que dar uma caminhada. Eu fico tipo (Jensen finge soluçar e tipo hiperventila novamente).
Fãs: Umm, podemos consolar você se você quiser…
Jensen: Seu corpo não sabe que não é real e é difícil de limpar. Lembro de uma vez, foi uma cena quando Dean estava dizendo para Sam como foi os 40 anos de inferno, e eu fiquei tão emocionado que eu tive que ir embora. E J. Miller Tobin estava dirigindo, ele me alcançou cerca de cem metros abaixo da estrada e eu ainda estava em lágrimas, ele passou os braços em volta de mim e me deu um abraço, eu fiquei tipo, “cara obrigado”. Isso é difícil, incrível, eu me lembro dessas cenas. 
J. Miller Tobin (diretor)
Nós fizemos 158 episódios e não me lembro de todos eles, Jensen brinca etc., mas essas cenas emocionais deixaram marcas em mim.
Fã: Nos seus 8 anos, qual é o seu momento especial?
Jensen: Bem, fora do show, eu diria que foi ter me casado.
Fãs: Bom garoto.
Jensen: (fazendo mímica falando em um microfone escondido) essa coisa está ligada?
Jensen: No show, acho que há certos momentos que realmente se destacam. Um deles foi a cena de All Hell Breaks Loose, parte 2, onde Dean está conversando com o corpo morto de Sam. Lembro-me da cena de forma muito vívida, porque foi uma cena muito emocional. Fui até Kim Manners, que estava dirigindo o episódio e que perdemos alguns anos, que é parte do por quê foi tão memorável para mim, houve aquela tal intimidade entre mim e Kim para filmar aquela cena. Eu era realmente o único que estava atuando, porque Jared estava deitado lá como um bloco.
Jensen: Eu me lembro, uma das tomadas que fiz, Jared deixou rolar uma lágrima enquanto ele estava deitado lá, então eu sabia que eu estava no caminho certo.
Fãs: Awwwwww *fungam*
Jensen: Lembro de ter ido até Kim em seu escritório e dizer, "hey cara", sobre esta cena, não sei quantos takes tenho em mim. Quero saber o modo de câmera que você está pensando, porque vai ser difícil de passar. Então, ele escreveu tudo naquela noite e eu só tinha que fazer três ou quatro vezes, e pensei, ok, eu posso fazer isso. Ele cobriu o set todo - nós estávamos no palco, a maior parte do tempo você tem 30 caras da equipe suados olhando para você, inclusive os caras da câmera, mas ele cobriu o set, então eu mal conseguia ver a câmara. Ele colocou a câmera por cima cerca de 15 metros de distância, enquanto que normalmente é como aqui, e havia um pano de fundo preto e todos os caras da câmera colocaram camisas pretas, basicamente eles desapareceram no preto, então eu literalmente senti como se estivesse sentado lá sozinho em um quarto com Jared. E houve algo muito especial sobre essa experiência.
Houve literalmente um momento de silêncio, depois disso, com Jensen e todos nós lembrando tanto a gravidade quanto o desespero daquela cena e a perda real do show - e dos fãs - a perda do amado Kim Manners. Finalmente alguém quebrou o silêncio…
Kim Manners (diretor)

Fã: Então, sobre esse amuleto...
Jensen: Sabe, não é a resposta politicamente correta que Sam poderia ter pegado da lata de lixo e nós estamos esperando que o amuleto volte.
Fãs: SIM!
Jensen: Depois há o que você não quer ouvir, que é os escritores ficaram cansados dele. Mas eles deixaram disponível para voltar caso eles precisem  que isso aconteça. Acho que Bob Singer ficou cansado de tentar explicar por que era, de onde veio, quais eram os seus poderes, se tornou um grande fardo. Eles disseram,vamos encerrar este assunto por um tempo e se precisarmos podemos trazer de volta.
Fãs: (enfaticamente) Nós precisamos dele.
Jensen: Esse é o tipo de dano colateral infeliz de fazer um show de 42 minutos. Os personagens são arquivados, as tramas são arquivadas. Se fosse um show de duas horas, nós teríamos mais tempo para explicar as coisas, dar corpo e histórias aos personagens. Mas eu concordo, acho que há espaço para ele voltar.
E uma vez que estávamos no Canadá…
Fã canadense: Onde você já esteve no Canadá?
Jensen: Não em muitos lugares - obviamente filmamos em Vancouver e aqui, eu amo Toronto. Estive em Calgary uma vez, mas não me lembro. Realmente gostaria de ir a Montreal.
Fã: Jared disse isso também!
Jensen: E isso pode soar estranho, mas também gostaria de ir a Nova Escócia,  Newfoundland, sim. Todo o Canadá – mesmo Thunder Bay. Meu amigo Kevin Durant, que representou Joshua em Dark Angel, tem uma carreira muito bem sucedida, é um homem adorável, ele é de Thunder Bay.
Fã: Então eu vi muitos vídeos de você cantando…
Jensen: (Protesta) O quê? Há UM!
Fã: Tá bom, um.
Jensen: A menos que haja uma coisa como karaoke lá fora.
Fãs: (nota adicional continue vasculhando o Youtube)
Jensen: Isso não foi ideia minha.
Fã: Mas você gosta de cantar?
Jensen: Tanto quanto a pessoa ao lado - no chuveiro, não importa...
Fãs: (momento para imaginar…) O quê?
Jensen: Eu amo música, toco um pouco de violão, mas é mais só para mim. Quando eu chego casa depois de um longo dia, é muito relaxante sentar e dedilhar um violão e cantar uma pequena canção, apenas meio que se perder - provavelmente é mais saudável do que só bater a garrafa, o que algumas pessoas na indústria fazem. E eu tenho amigos músicos que provavelmente puxam isso para fora de mim um pouco mais do que normalmente. Se eu não tivesse Steve e Jason na minha vida, vocês provavelmente nunca teriam me ouvido cantar.
Jensen com Steve Carlson 
e Jason Manns, respectivamente

Fãs: (enviando notas de agradecimento a Steve e Jason)
Fã: Como todos os grandes atores, você preenche o espaço que você ocupa, mesmo quando você não está falando, as emoções atravessam seu rosto, os gestos pequenos, é hipnotizante...
Jensen (desmorona) como olhar para o sol...
Fãs: (estão desmoronando e concordam TOTALMENTE...)
Jensen: Os editores me agradeceram por isso, por "não desligar", como eles chamam. Para mim faz sentido, porque quando você está filmando uma cena, há diferentes configurações de câmera - mas acho que, se eu estou na câmera, eu poderia também fazer alguma coisa. Se for por cima do meu ombro em sua cobertura, eu estou dormindo. Mas quando a câmera está sobre os seus ombros, olhando para mim, sim, eu vou reagir e sei que o editor vai estar em você quando você estiver falando, mas sei que se houver necessidade de uma reação, eles podem cortar para ela. É algo que eu nunca percebi até cerca de quatro temporadas, como limpar a minha mente. Quando ouço 'ação', eu não penso em mais nada. Sem problemas do mundo, não posso ter lesões, só fica tudo desfocado e estou extremamente focado em representar Dean; e fazer Dean o máximo que eu puder para aquele momento. Acho que as pequenas nuances e as coisas entre as falas vão junto com isso.
Ele fez uma pausa e sorriu.
Jensen: E obrigado por perceber.
O único fã homem na sala pergunta: Minha irmã e eu assistimos TV, e nós achamos que, quando vemos os atores em outras séries, eles não são tão bons quanto eles estão em Supernatural. É uma espécie de infecção?
Jensen: Pode ser. Jared e eu ouvimos muito, quando os astros convidados vêm, eles dizem que é o set mais divertido que eles já estiveram. É relaxado, e eu não estou dizendo que essa é a razão, mas há um conforto no nosso set, as pessoas não têm que se preocupar se vão ofender o ator principal. Eu estive em sets onde é muito duro. Muito disso é do topo para a base. Se o ator principal é - perdoem o meu francês - um idiota, então isso vai ser infeccioso, todos estarão pisando em ovos. Os atores vão entrar e não vão querer ficar muito confortável, apenas fazer o trabalho, e isso contribui para um desempenho muito rígido na minha opinião. Se você pode ter um ambiente de trabalho descontraído e confortável, isso define uma paleta que será capaz de brilhar. E acho que Jared e eu - nós conversamos sobre isso na 1ª Temporada - de que, se isso continuar, é importante definir como um tom sobre este show que é divertido, excitante, confortável - porque há 150 pessoas aqui com quem trabalhamos todos os dias. Por que fazer miserável para todo mundo? E havia um par de maçãs podres na equipe desde o início que eles se livraram. Gastamos tempo demais juntos para não nos darmos bem. De modo que pode ter algo a ver com isso.
Pode, de fato. E com isso, Jensen estava nos agradecendo e se dirigindo para seu próximo evento. Nós conversamos com ele mais tarde e agradecemos a ele por suas respostas atenciosas... Ele sorriu.
Jensen: Isso é DIVERTIDO. Eu preciso agradecer a vocês!

Um comentário:

  1. Jen é super educado né, amei as perguntas, foi divertido.

    aiaiaia eu tb quero entrevistar o Jen rsrsrsr.

    ResponderExcluir